Letras do Tempo | Blog do João Viegas

Semana passada, faleceu aos 85 anos o ator, radialista e humorista José Vasconcelos, o Rui Barbosa Sa-Silva (u…u…é…é…ôôô…iiiiiiii) da Escolinha do Professor Raimundo, considerado no meio como o pioneiro do stand-up comedy.

Por mais rígido que alguém possa ser, não há rigidez que resista a uma boa piada, especialmente se contada por alguém com habilidade para isso – a famosa veia cômica. Piadas nos relaxam, mesmo as “ruins com força”.

Todavia, em tempos de grosseria e rispidez humorística, de riso pelo riso, de comédia acima do bem e do mal, esta é apenas uma lembrança/homenagem a um humorista que me fez lembrar alguém especial. Comédia deve ser analisada e balizada por quem conhece e faz comédia, eu sou apenas espectador. Por isso, o restante do que gostaria de dizer sobre o humor pode ser visto nos vídeos abaixo, que trazem um documentário interessante sobre o Zé Vasconcelos, com participações de verdadeiros gênios do humor e animação, como Jô Soares, Chico Anysio e Sílvio Santos, e há também outros dois vídeos com mais alguns momentos do humorista.

Vale a pena relembrar um humor mais suave, simples e ingênuo, já que o nosso “grande” Rafael ainda está à procura da piada perfeita. 

“Eu vivia com esse humor no bolso, né? Enfiava a mão no bolso, tirava uma piada, tirava outra e era simples.” (José Vasconcelos)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=u10efYcQsGI]
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=XK0-ibiMU-Q]
 
Documentário 
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=izz6AwDk-tA&feature=related] 

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0